Como medir a sua fachada

Em cinco passos simples e com dicas, veja a maneira correta para medir a fachada da sua casa de acordo com os arquitetos da RemodeLar. 

Antes de iniciar as medidas, saiba que elas são simples de serem encontradas. Elas podem ser tiradas por meio de trena, fita métrica ou por um metro, desde que o procedimento seja feito sem distorcer a medição. Para evitar isso, é necessário:

 ● Medir sempre apoiando a ferramenta na parede e de forma paralela com o chão, sem a ferramenta ficar torta 

● Se não conseguir realizar a medição de uma parede toda de uma vez só, fazer por partes e marcar o final de onde parou a última medição 

● Caso utilize fita métrica, deixar ela bem esticada 

OBS: É possível também realizar o desenho da sua planta por aplicativos como Floor Plan Creator (Android), MagicPlan (Android e iOS) ou Planner 5D (Android e iOS).

Passo 01

Comece com as maiores áreas. Meça o comprimento do muro (o tamanho de uma ponta a outra da fachada). Em seguida, meça a altura (h) do muro. Faça isso do lado esquerdo e direito. Isso serve para verificar se a parede possui algum desnível. 

Passo 02

Agora, meça a calçada. Você deve verificar a largura dela, que é o cumprimento da rua até o início da fachada. Você também precisa verificar se há algum desnível. Para isso, meça a altura da calçada na ponta direita e esquerda.

Passo 03

Em seguida, tire as medidas do portão e das janelas. Lembre-se de sempre verificar altura e comprimento. Repita o processo para quantas portas e janelas existir na fachada.

Importante: não esqueça de medir a distância entre o fim do mudo e início das portas e janelas, dos dois lados, como mostra a figura. Também meça a altura das janelas em relação ao chão.

Passo 04

Chegou a hora de medir largura e altura da caixa de energia e do hidrômetro (medidor de consumo de água), caso ele esteja visível na fachada. Meça também a distância de cada um para o final do muro e a altura em relação ao chão.

Passo 05

Por fim, você deve medir a altura e largura de qualquer objeto fixo da calçada, como suporte para lixo, plantas ou jardineiras, poste de eletricidade etc., além de sua posição em relação ao muro.

Viu como é fácil medir a sua fachada? Se quiser deixar o processo ainda mais fácil, que tal fazer uma checklist para levar na hora pôr a mão na massa?