Desenhe sua planta em seis passos simples!

Uma planta baixa é uma vista superior do ambiente. É como se você tivesse vendo ele de cima! Você pode desenhar uma planta baixa seguindo apenas seis passos simples 😀 

Mas antes de iniciar as medidas, saiba que elas podem ser tiradas por meio de trena, fita métrica ou por um metro, desde que o procedimento seja feito sem distorcer a medição. Para evitar isso, é necessário:

 ● Medir sempre apoiando a ferramenta na parede e de forma paralela com o chão, sem a ferramenta ficar torta

● Se não conseguir realizar a medição de uma parede toda de uma vez só, fazer por partes e marcar o final de onde parou a última medição

● Caso utilize fita métrica, deixar ela bem esticada

OBS: É possível também realizar o desenho da sua planta por aplicativos como Floor Plan Creator (Android), MagicPlan (Android e iOS) ou Planner 5D (Android e iOS).

Então pegue uma trena, uma caneta, um papel e uma régua e mãos à obra:

 


Passo 01: Desenhe o formato do ambiente no papel. No exemplo, vamos desenhar uma cozinha americana.

Passo 02: Depois, marque os ambientes vizinhos do cômodo da planta que está desenhando. Isso é importante para pensar intervenções no cômodo considerando a integração com os outros ambientes da casa.

Passo 03: Agora, desenhe portas e janelas do ambiente. Observe no desenho abaixo que o arco da porta sinaliza o caminho que ela faz ao ser aberta.

Passo 04: Destaque as medidas totais das paredes, portas e janelas em centímetros (cm) e metros (m). É importante medir a largura das portas e janelas e a distância entre elas e a parede, como mostra o exemplo. Também não esqueça de medir a altura (h) das portas e janelas, do peitoril (p) das janelas e do pé direito (p.d) do cômodo. 

 

Passo 05: Chegou a vez de marcar todos os interruptores, tomadas, pontos de luz, de água, entre outras informações do ambiente. Os símbolos de cada elemento estão na legenda abaixo. Você também deve medir a altura dos interruptores em relação ao chão.

 

Passo 06: Por fim, indique os móveis do ambiente e suas dimensões (largura, altura e profundidade). Se achar que o desenho já possui muita informação, você pode repetir o passo 01 e pular para este último passo! 

 


Fim! A sua planta está pronta. Agora, basta escaneá-la ou fotografá-la em boa qualidade e nos enviar. A RemodeLar iniciará o projeto do seu cômodo! 🙂